17 de abril de 2012

Cartão de Seguridade Social ou SSC (Social Security Card)


Minha experiência com o SSC (Social Security Card)


Eu tirei meu SSC logo depois que casei e antes mesmo de aplicar para o AOS e Work Permit, já veio com meu nome de casada, mas com a restrição "valid for work only with work authorization". Com ele eu ja consegui fazer varias coisas: conta conjunta com meu marido, ser adicionada ao plano de saúde, ao seguro de automóvel, etc.



O que eu percebi ao tirar o SSC foi o seguinte: apesar de muita gente dizer que as regras mudam de estado para estado, vai muito da pessoa que atende você, muitas vezes a pessoa não tem conhecimento direito das regras e acaba fazendo um monte de restrições e você nao consegue tirar o documento. Mas na verdade, a regra é a mesma para todos os estados, pois é um documento federal (como o CPF no Brasil), válido para todo o território americano, por isso vale ler bastante, imprimir as regras e mostrar ao oficial que atender você no escritório do Social Security.

A moça que nos atendeu foi muito legal e atenciosa, mas disse que eu teria que tirar com o nome conforme foi escrito no form I-94 (o form que eles carimbam nosso visto na entrada do pais) e voltar depois de duas semanas para mudar para o nome de casada (huh?). Educadamente, eu e meu marido insistimos com ela para checar, pois ja estávamos casados, apresentamos a certidão de casamento e não fazia sentido isso... ela se levantou e foi la dentro checar com outra pessoa e comprovou que realmente não  precisava, meu SS Card foi emitido com o nome de casada e três dias depois estava na minha casa.

Importante: vá ao SS office depois de uma ou duas semanas, é o tempo que leva para o USCIS disponilizar seus dados para consulta. Eu fui depois que casei porque ja queria ter meu nome de casada, se for antes terá que voltar depois para mudar o nome. Não espere vencer 3 meses depois da sua chegada, seu visto (I-94) tem validade de 90 dias, se deixar vencer, terá que esperar pela aprovação do AOS / Work Permit. Aconselho você a ir o quanto antes, pois sem o SS você não consegue fazer quase nada por aqui: abrir conta em banco, tirar habilitação, plano de saúde, e muitas outras coisas importantes.

A dica que eu dou é: imprima do site do SS as informações oficiais, leve com você e mostre caso eles questionem:

1- Leve este formulario do SS preenchido (note que nas instruções tem um tópico "Evidence of Immigration Status", isso é o que aplica a nos, portanto leve junto o passaporte e o form I-94

2- Imprima a pagina List of Documents Establishing Lawful Alien Status for an SSN Card e leve junto (é uma página oficial do SS que mostra que o visto k1 esta na lista dos vistos com direito ao SS Card. Só é necessário mostrar se o ofcial do SS office insistir que vc nao tem direito ao seu SS Card.

3- Leve tambem seu passporte com o visto e a certidão de casamento original, isso serve para as meninas que querem que o SS Card venha com nome de casada.

10 comentários:

  1. Mag, post perfeito e que com certeza vai ajudar muitas pessoas, inclusive eu!

    Obrigada!!! :)

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Re, obrigada. Aguenta firme que o seu NOA2 ta chegando... precisando, estamos aqui. Beijosssss

      Excluir
  2. Oi Mag!!! Recebi sua visita no meu blog, hihihih...
    Menina! Somos vizinhas do mesmo estado, haha. Eu moro na parte Oeste, e da minha cidade até Dallas dá 6.5 horas, meio longinho...
    Legal seu blog, vou passar por aqui sempre!
    Esse seu post está ótimo! Adorei! Vai ajudar muitas pessoas com certeza! OLha que engraçado, eu só consegui ser adicionada no seguro do meu carro, só depois que tirei minha carteira de motorista. Tive que colocar o nome do meu marido no carro e no seguro dele também, porque na época eu nao tinha carteira para dirigir....que coisa, tá vendo mesmo sendo no mesmo estado, tem diferencças, haha...tudo doido isso...
    Beijo, beijo! =D

    ResponderExcluir
  3. Pois e, flor... somos vizinhas eheh... Mas ate agora so sei de uma brasileira que vai morar bem perto de mim, ela vem agora no comeco de maio e vai casar em Junho. As demais, como voce, moram no TX, mas bem longe, este estado e gigante kkkk :) Mas e bom que a internet aproxima a gente, podemos papear bastante e dividir nossas experiencias, ne?
    Sobre o SS, e isso mesmo, se a gente nao vai munido de informacao, eles acabam driblando a gente, muito doido mesmo.

    Obrigada pelo elogio, eu tambem vou visitar o seu sempre. Beijos :)

    ResponderExcluir
  4. magzinha!
    eu já tenho social da época de au pair e tbém tem essa frase em cima =) vou mudar só depois de receber o employment authorization =)

    bjinhos

    ResponderExcluir
  5. oi mag!
    teu blog tá na minha lista, mas ele aparece sem título, daí nunca sei quando tens um post novo =(

    bjinhos

    ResponderExcluir
  6. Claauuu, eu estava colocando o titulo no lugar errado LOL... ja arrumei, flor. Obrigada por avisar. Beijinhos :)

    ResponderExcluir
  7. agora siiiiiiiiim!!!=D

    ResponderExcluir
  8. Realmente vai ajudar mta gente!! Parabéns pela iniciativa, Mag!!!:)

    ResponderExcluir
  9. Oi querida tudo bem? Quando Criança morei nos EUA fiz meu SS e voltei para o Brasil estou aqui desde 1992 e nunca mais voltei, gostaria de saber de posso renova-lo se ele ainda tem alguma serventia?!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...